Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Modelo de Cobrança Extrajudicial

Cobre seus devedores corretamente e evite armadilhas jurídicas

há 3 anos

Não é nada fácil lidar com a inadimplência, pois se por um lado existe um crédito a ser recuperado, por outro, a cobrança feita indevidamente pode gerar um prejuízo, ou seja, é uma atividade que requer atenção. ​A Cobrança é um exercício regular do direito do credor, mas se aquele que possui certo direito abusa no exercício dele também comete um ato ilícito. Por tanto, é preciso conhecer bem os limites entre a cobrança regular e a cobrança ilegal.

​Quando a cobrança é realizada por telefone, o excesso de ligações, de chamadas fora do horário comercial, podem gerar uma consequência negativa para o credor, a cobrança deve ser feita com certa moderação.

​Quando a cobrança é registrada por meio eletrônico, a sobrecarga de dados, de arquivos, anexos, também deve ser um ponto crucial para não extrapolar o bom senso das relações civis.

​Ademais, a cobrança direta deve ser evitada quando o devedor encontra-se de luto ou enfrentando uma doença grave, é melhor optar por uma abordagem diferente.

Ora Dr., não pode isso, não pode aquilo!? como cobrar afinal? Essa pergunta se reponde da seguinte maneira:

​O credor precisa fazer uma notificação extrajudicial, para intimar o devedor daquela obrigação que ele deixou de cumprir, e que precisa ser cumprida em certo prazo. Aproveitando a oportunidade para registrar o descumprimento de cláusula do contrato, e para atualizar o valor do débito com correção monetária, incidindo multa de até 2%, e juros de até 1% ao mês, desde o vencimento da obrigação, até a data da notificação.

​As notificações podem ser emitidas para fazer cumprir a entrega de algo, o cumprimento ou não de alguma obrigação, ou o pagamento de algum débito.

​Então, teremos um ponto de partida seguinte:

NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL

​Credor: CPF:

Contato: e-mail:

​*Se o credor for pessoa jurídica ou pessoa física em condições especiais, que necessite de uma representação, deve acrescentar o seguinte:

​Neste ato representado por ___________________________

(qualificando o representante legal).

​Devedor: CPF:

Contato: e-mail:

Endereço:

Por meio da presente notificação, fica o devedor intimado de que violou o contrato/ termo/ acordo/ ou a Lei, especificamente a cláusula XX/ ou o Art. XX. ficando ciente de que a consequência jurídica é o pagamento do débito no valor de XX (por extenso).

O débito deve ser quitado com acréscimo de correção monetária pelo índice contratualmente previsto, com adicional de 2% de multa sobre o débito e juros de mora de 1% ao mês, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, sob pena de serem tomadas todas as medidas legais para a recuperação do crédito judicialmente, incidindo, ainda, neste caso honorários de 20% mais custas judiciais.

​Cidade - Estado, dia mês e ano.

Assinado pelo Credor

A notificação pode ser enviada por A.R, por e-mail, por whatsapp, e deve-se aguardar o prazo ofertado, para então ingressar com uma medida judicial.

Dependendo do caso a urgência é levada em conta, e o prazo para o devedor cumprir sua obrigação deve ser menor, conforme as peculiaridades da situação.

​Aviso que o modelo acima é simbólico e não substitui uma consulta sobre as características de cada tipo de crédito.

Acesse: www.advocaciacarvalhoreis.com.br

Contato: 27 99752-2202 / 21 99669-2396

Dr. Rogger Carvalho Reis

OAB/ES 20.672

  • Sobre o autorAdvogado OAB/ES 20.672
  • Publicações106
  • Seguidores101
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2839
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/modelo-de-cobranca-extrajudicial/1258597263

Informações relacionadas

Daniele Simplicio Advocacia, Advogado
Modeloshá 2 anos

Modelo de Notificação Extrajudicial

Dr Vinícius Fonseca Nunes, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo de Notificação Extrajudicial de Cobrança

Alice Melgaço, Advogado
Notíciashá 4 anos

Modelo de notificação extrajudicial

Lindiane Santos, Advogado
Modeloshá 5 anos

Modelo de Notificação Extrajudicial

Ewald Advogados S/S, Advogado
Modeloshá 6 anos

MODELO: Notificação Extrajudicial de Cobrança

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)